‘Dionísio na Idade Mídia’, ‘Enlaces – diálogos com o digital’ e cinco livros da Marca de Fantasia serão apresentados por professores e pesquisadores da instituição
Uma mesa com o lançamento de livros sobre cotidiano, tecnologia, arte e comunicação será o destaque da abertura da I Conferência de Estudos sobre o Cotidiano (I CESQ), que começa nesta quarta-feira (15) e acontece até a sexta-feira (17), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A partir das 9h, professores, pesquisadores e estudantes se reunirão no auditório do Sintespb, próximo ao bloco DECOM-TUR, para apresentar o resultado de pesquisas relacionadas a temas que estão na ordem do dia.
Após conferência de abertura do italiano Massimo Di Felice – professor da Universidade de São Paulo (USP) convidado para o evento –, o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) apresentará seu trabalho mais recente, ‘As formas do Cotidiano’. O livro é uma coletânea de artigos científicos sobre a interface mídia e sociedade escrito por pesquisadores do grupo, formado por alunos dos mestrados de Sociologia e Comunicação da UFPB, sob a coordenação do professor Dr. Wellington Pereira.
A relação entre a temática “dionísica”, a tecnologia das imagens, a estética de massa e a ficção televisiva brasileira será lançada em ‘Dionísio na Idade Mídia’, livro de autoria do professor Cláudio Paiva, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Sorbonne (Paris). A obra trata a ficção televisiva e suas mitologias regionais como um dos elementos que permite mostrar a força da socialidade cotidiana. Sua abordagem observa a cultura popular sem desprezo nem prejulgamentos, chamando a atenção do leitor para a força da imagem e seu fator de coesão social.
Em seguida, a Editora Marca de Fantasia apresentará mais cinco títulos: ‘Codinome V: O herói em V de Vingança’, de Victor Pinheiro; ‘Polarizações do Jornalismo Cultural’, de Marina Magalhães; ‘O discurso dos ursos: outros modos de ser da homoafetividade', de José Domingos; ‘Blogs: cultura convergente e participativa’, de Ricardo Oliveira, e ‘Silas Verdugo, o Homem do Patuá: a origem’, de Elmano Silva. Produzidos a partir de pesquisas no campo da Comunicação Social, os livros fazem parte do catálogo da editora independente dedicada às histórias em quadrinhos e à cultura pop, fundada em 1995, pelo professor Dr. Henrique Magalhães.
Por fim, ‘Enlaces – diálogos com o digital’ levará a correlação entre comunicação e tecnologia para a programação de lançamento de obras da I CESQ. Organizado pela professora Dra. Nadja Carvalho e pela jornalista Kátia Patrícia Fonsaca (UFPB), o livro reúne discussões sobre artemídia, corpo, pós-humano, mundos virtuais, vídeo celular, webcam, cibearte e “internetês”, propostas por professores de Comunicação, Jornalismo e Arte, além de pós-graduandos em programas de mestrado da UFPE, UFBA, UNB e UFRJ.
A I Conferência de Estudos sobre o Cotidiano (I CESQ) é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC-UFPB) e do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Serviço - As inscrições para a I CESQ custam R$ 20,00 e podem ser realizadas através do e-mail cesqpb@gmail.com ou no auditório do Sintespb, no dia do evento. Os participantes inscritos terão direito a um certificado no final da Conferência. A programação completa está disponível no blog www.cesq2010.blogspot.com . Mais informações: (83) 8886-1607.
Nenhum comentário:
Postar um comentário